Como fazer uma sala sensorial para as pessoas que vivem com demência

23/10/2014 15:58

 A publicação, “Como fazer uma sala sensorial para as pessoas que vivem com demência”, fez parte de um festival (Inside Out) que faz parte da vida cultural inglesa, apresentando contribuições das universidades.Produzido pelos pesquisadores Dr. Anke Jakob, da Kingston University, em Londres, e Dr. Lesley Collier, da Universidade de Southampton, o guia destaca a importância de ter um espaço projetado especificamente para atender as necessidades das pessoas que vivem com demência.

As salas sensoriais fornecem estimulação  sensorial suave da visão, audição, tato, paladar, olfato e movimento de forma controlada. “Esses ambientes podem aumentar a sensação de conforto e bem-estar, aliviar o stress e dor e maximizar o potencial de uma pessoa para se concentrar, o que ajuda a melhorar a comunicação e memória“, disse o Dr. Anke Jakob. “Tradicionalmente, esses espaços têm sido mais direcionado para os jovens adultos e crianças com deficiências físicas ou de aprendizagem.

Apesar de luzes LED terem mostrados ter um impacto positivo sobre o humor e o comportamento dos idosos com demência, não devemos esquecer as formas mais sutis de estimulação, em que as pessoas são naturalmente estimuladas através de sons, gostos, cheiros e toque.

Algumas dicas incluem:

– Criar um espaço que é acessível e seguro, com e sem supervisão;
– Trazer o ar livre para dentro dos ambientes, com a presença da água, plantas, etc.;
– Partes simples de filmes antigos podem ajudar a memória;
– Aromas podem ajudar a estimular um humor, como a lavanda para relaxar e acalmar;
– Estimulação tátil através almofadas feitas de diversos materiais, com botões, bolsos, fitas e fechos;
– Itens familiares e apropriados para idade;
– Música de fundo pode melhorar o humor e ajuda a envolver os residentes nos cuidados;
– Não esquecer do sabor como um componente sensorial, pois ele pode ajudar nas memórias e na geração de boas emoções;
– Itens pessoais familiares em exibição pode ajudar a criar um ambiente individual e a relaxar antes de se envolver em atividade;
– A sala sensorial ou espaço deve ter uma temperatura confortável e boa qualidade do ar por meio de ventilação regular ou usando um aparelho de ar condicionado.

Fonte: https://www.reab.me/guia-destaca-maneiras-de-aumentar-a-utilizacao-de-ambientes-sensoriais-no-cuidado-de-pessoas-com-demencia/

Contato

Tecnologias Assistivas e Terapia Ocupacional isabelalves.ucb@gmail.com