Projeto que treina cães-guia e os doa para cegos precisa de ajuda financeira

23/10/2014 16:31

Como podemos afirmar, tecnologias assistivas não são somentes artefatos de ultima geração, informaticas ou computadores. Mas podem ser coisas simples que ajudem a tornar a vida de uma pessoa mais independente e possibilite realizar uma atividade. Nesse caso, cães-guias também são um tipo de tecnologia assistiva que auxiliam na locomoção de pessoas cegas nas ruas.

IRIS Cão-Guia é um instituto sem fins lucrativos dedicado a doar cães-guia para pessoas com deficiência visual. Seu trabalho é treinar os cães e oferecê-los gratuitamente para brasileiros cegos. Neste momento, um grupo de quatro pessoas está prestes a receber treinamento com seus animais. Mas, para isso acontecer, eles precisam de ajuda financeira.

O instituto lançou uma campanha de financiamento coletivo para poder ampliar e acelerar seu programa. Segundo o IRIS, existe atualmente uma lista de espera com cerca de 1.500 pessoas querendo receber um cão guia e em todo o Brasil estima-se haver menos de 100 cães-guia circulando pelos centros urbanos.

O dinheiro pedido será gasto principalmente com passagens, estadias e alimentação de treinadores e deficientes visuais, além de outros gastos. A relação completa pode ser conferida na campanha do IRIS no Catarse, assim como as informações sobre doações.

Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/projeto-que-treina-caes-guia-e-os-doa-para-cegos-precisa-de-ajuda/

Contato

Tecnologias Assistivas e Terapia Ocupacional isabelalves.ucb@gmail.com